top of page

BeeUSelf

     Ao nos observar, enxergamos que não somos a mesma pessoa em todos os lugares. Você é a mesma pessoa com seus pais, como você é com seus amigos? Se pararmos pra pensar e refletir sobre todas as vezes que ao sair de casa trocamos a roupa, mudamos o cabelo ou até mesmo a nossa atitude por se preocupar com quais pessoas estariam frequentando aquele local. Por este motivo,nosso projeto busca evidenciar essas mudanças que realizamos nos diferentes ambientes que nos encontramos, sendo que às vezes essas mudanças são imperceptíveis até para nós mesmos.

     As pessoas acabam se transformando para se inserir em um determinado lugar, para que possam ser aceitas por aquele grupo de pessoas e partindo desse princípio surgiu a inspiração do nosso projeto, onde procuramos expor, explicar e fazer com que as pessoas compreendem que devem manter sua essência e sua personalidade, pois assim elas se tornam sua melhor versão.

     Nosso projeto tem como objetivo mostrar como as pessoas se modificam consciente e inconscientemente para se encaixar em grupos, agradar pessoas e como isso pode afetar sua própria saúde mental.

--------------------

O começo: Infância perdida

     Quando a gente pensa na infância, lembramos de todos os sonhos inocentes e impossíveis que tínhamos, ser uma princesa, uma fada ou uma astronauta. Olhávamos para o outro como nosso amigo, apesar de ter conhecido a 5 minutos. Éramos iguais até os adultos quererem falar que não.

     Se pararmos para pensar, todas as nossas questões em relação a aparência, amor próprio e preconceito foi gerado conforme a gente crescia ou quando criança por um adulto que tinha esses problemas consigo e passava adiante.

     Por quê tirar isso das crianças? Por quê criar uma geração com os mesmos problemas que o nosso, sendo que eles podem ser melhores? Eles já nasceram com o desafio de nascer na geração que vai ter mais contato com as tecnologias e redes sociais, ter sua vida exposta antes mesmo de falar 1 palavra, saber mexer no celular antes dos 2 anos.

     Então, quando ver uma criança por aí incentive ela a ser melhor, a ser verdadeira com ela mesma. Não diminua ela, não crie preconceitos que elas ainda não ossuem, impulsionem elas para serem o que quiser!

Mudanças na adolescência

 

     Durante nossa adolescência tudo é muito novo, temos que saber quem somos, realmente achar nossa personalidade. Então qual personalidade combina com você? A pessoa de “personalidade forte”, talvez a engraçada da turma, ou simplesmente a pessoa que é tranquila. Como você descobre tudo isso? Com seus amigos da escola você não pode ser a personalidade forte, as pessoas desse ambiente não compreenderiam; mas talvez no curso você possa ser a pessoa engraçada, o pessoal gostaria, são extrovertidos... e assim você se questiona e muda seu comportamento de acordo com os ambientes, não usa as suas roupas favoritas em alguns lugares porque ninguém gostaria, talvez até nem conte qual sua sexualidade, ninguém entenderia. Aos poucos você já está no automático, tem um comportamento por ambiente, mas... e você? Como gostaria de agir grande parte do tempo?  Suas mudanças constantes fizeram com que você mesmo não saiba como quer e se sente à vontade de se comportar, afinal você se comporta de acordo com o que o seu grupo irá gostar, nunca realmente tentou fazer o que queria fazer, nunca foi você mesmo, ah claro que as vezes você não aceitou algo e disse o que queria dizer , agiu da maneira que se sentia melhor, mas... as pessoas do ambiente repreenderam, então é melhor não fazer isso novamente. E aos poucos você nem sabe ser você mesmo.

 

     As mudanças por aceitação afetam muito nossa saúde mental, você vive para de encaixar, mas nossa produtora te faz um convite ou um desafio, aceite como quiser. Tente não fazer o que você acha que as pessoas gostariam de ser feito, pare de buscar aceitação o tempo todo, está tudo bem uma ou duas pessoas não gostarem de você, não se pode agradar todos, sei que é clichê, mas você consegue, comece aos poucos, usando sua blusa onde não teria “coragem”, se impondo em conversas com os amigos... e aos poucos torne você mesmo!

 

Seja você mesmo.

Vida Adulta: Expectativas x Realidade

     Quando você menos espera a vida adulta bate a sua porta, são problemas que agora é você quem tem que resolver, os boletos chegam, as inseguranças os questionamentos. Morar sozinho ou não? Está na hora de ter uma família? Eu quero ter filhos? Eu quero um outro emprego? Compro um carro ou faço uma pós?

     São muitas as preocupações que cercam esse período da vida, uma delas se não a mais importante é ''Quem sou eu?''.  Será possível ter essa resposta aos 25 anos ou ela só chega com 30, 40 anos, quem é que sabe. Com a vida adulta vêm a pressão de ser "alguém", é cobrança da família, dos amigos, do namorado (a) e é difícil saber tudo aos 30 ou aos 40 anos, na verdade nuca saberemos tudo. Estamos em constante mudança e evolução e a vida é assim.

     Com todas essas cobranças, mudanças e responsabilidades que cercam a vida adulta, junto vem a insegurança, e para que a vida seja mais fácil as pessoas se modificam para serem aceitas e bem vistas. Riem de uma piada que não achou graça para estar por dentro do grupo de amigos, concordam com a posição política de alguém para não gerar estresse ou não desagradar a pessoa, mesmo que seja totalmente contrária da sua, tem que usar a roupa certa no trabalho porque precisa passar seriedade e ser respeitado, no fim de semana bebe cerveja com os amigos mesmo achando o gosto horrível, porque o legal é tomar uma "breja" fim de semana com a galera. Na reunião familiar até diz que está conhecendo alguém e pode virar namoro, mesmo quando está tão bem sozinho, mas segundo a mãe já passou da hora ter alguém, o primo de terceiro grau que é mais novo que você já casou e vai ter um filho. É tão comum fazer isso que as pessoas já estão no automático e nem percebem que estão fazendo, quando dão conta já se perderam em si. Ser autêntico e verdadeiro consigo é muito mais difícil do que as pessoas pensam, mas é necessário para ser feliz, pois essas atitudes sugam as energias sem você nem perceber. 

     Seja você independentemente de onde ou quem, seja feliz com a sua verdade. A vida é uma só e ela é sua, faça bom proveito.

-------------------

O que te leva a ter depressão e ansiedade?

     Ao falar a palavra “depressão”, já vem em nossa mente um significado de tristeza. Muitos não imaginam o quanto esta tristeza é grave, é um entrestecimento intenso e sem duração. Quando passamos por momentos difíceis em nossas vidas, é  normal sentirmos desânimo, mau humor, angústia, desgosto pela vida, efim. Mas depois de alguns dias esses sentimentos podem ser contornados, só que na depressão isso não ocorre.

     Um causa que leva a esta doença, é o fato de as pessoas não se aceitarem da forma que são, tanto fisicamente quanto psicologicamente, e assim, acabam que entram em depressão, pelo simples motivo de a própria sociedade colocar uma pressão enorme encima destas pessoas sobre seguir um padrão certo. O ser humano começa a ter um distúrbio emocional caracterizado exatamente por uma baixa autoestima e uma tristeza profunda.

     E muitos não sabem, mas a ansiedade anda junto com a depressão, pois ela tem sintomas intensos, como medos exagerados, momentos em que não se consegue relaxar, não tem controle sobre seus pensamentos, obsessão pelos problemas, uma sensação de que algo ruim vai acontecer, dificuldade para se concentrar, entre outras centenas de simtomas. A ansiedade muitas vezes impede o indivíduo enfrentar momentos ameaçadoras, e então podendo prejudica-lo muito.

     Portanto, pessoas com baixa autoestima, que tem a dificuldade de autoaceitação, a falta de amor-próprio e a falta de autoconhecimento, olhe para si mesmo e veja sua essência, entenda que cada ser humano apresenta  sua própria história e tem suas próprias características. Não se compare com ninguém jamais, cada um tem seu momento para conquistar, realizar seus objetivos. Esqueçam esses padrões, vocês são bem mais que isso, depressão e ansiedade é grave.

-------------------

O padrão de beleza do mundo

     Engraçado pensar no padrão de beleza, quando na verdade esse padrão não existe.

Já que esse padrão universal não existe, vai aí uma lista do padrão em cada país.

Mauritânia, na África ocidental, é considerada uma bela mulher quando ela é gorda, isso para os padrões de beleza do país significado status, uma mulher que não precisa trabalhar pois tem o marido rico. Pensando nesse padrão podemos associar a idade média, onde o padrão de beleza das mulheres eram elas com curvas voluptuosas que tem o mesmo significado.

No irã uma das coisas mais desejadas e admiradas é um nariz perfeito, mulheres e homens fazem muitas cirurgias para alcançar essa perfeição. Para as mulheres é uma questão muito importante já que o nariz é uma das poucas partes do corpo que aparece por conta Chador (vestimenta tradicional).

     A Grécia tem um dos padrões de beleza mais diferentes que existem, lá são consideradas bonitas mulheres com testas grandes, algumas chegam a fazer cirurgias para retirar os cabelos para se encaixar no grupo das mulheres mais bonitas.

Com esses exemplos podemos entender melhor como o padrão ditado na verdade não tem sentido, porque para cada região existe um diferente e muitas pessoas não se encaixam nele, e outras não querem se encaixar.

bottom of page